quinta-feira, 18 de setembro de 2008

E o trabalho continua...


Ageu 2: 4-9

Graça e Paz amados!

Lendo essa passagem, algo me chamou a atenção, e pude então ser ministrado pelo Espírito Santo a pregar sobre ela no Culto de Jovens e foi benção aquilo que Deus fez, espero que essa palavra fale ao seu coração também!
Hoje vivemos uma realidade na maioria das igrejas, onde alguns trabalham e muitos opinam. O trabalho na igreja é árduo, cansativo e estressante, as vezes olhamos para um pastor, um obreiro, um missionário ou outra pessoa que depende do ministério financeiramente e achamos que aquilo que eles fazem não é mais que obrigação, afinal, estão sendo pagos para isso. Com essas atitudes transferimos toda a responsabilidade dos cultos e outras organizações para nossos lideres e achamos que estamos com a razão, porque afinal, eles estão aí é pra isso mesmo... e não é assim.
Meu pai na Fé, o Pr. Gideone, um dia falou uma frase que eu guardei no meu coração, ele disse que vivemos em tempo de igrejas cheias e Céu vazio... As igrejas estão inchadas, e inchaço não quer dizer crescimento, inchaço quer dizer que algo no corpo não vai bem, algo está enfermo....
Isso me incomodou e me incomoda até hoje, pois é uma verdade, e quando eu lia esse texto de Ageu, Deus ministrou algo em minha vida, na verdade Deus me fez algumas perguntas, as quais perguntei a mim mesmo, e gostaria que você fizesse o mesmo agora.
Como disse, transferimos a responsabilidade das atividades da igreja apenas aos nossos líderes e esquecemos que também temos de ter nossa responsabilidade nos ministérios.
Se o louvor não esta bem, se vire o líder, se o grupo dos jovens não esta indo bem, a culpa é dos líderes, e por aí vai, mas antes de ficarmos procurando culpados por algo em nossas igreja não estar indo bem, gostaria de focar o versículo 4 duas palavras que fazem uma tremenda diferença: Esforça – te e Trabalhai.
A igreja precisa se esforçar, precisa trabalhar, se alguma coisa não está indo bem no ministério que você ou eu faz parte, isso não quer dizer que a culpa é apenas do líder, temos a mesma responsabilidade, pois estamos no mesmo barco.
Às vezes esperamos que Deus faça mágicas... E Deus não é mágico... Deus é justo e dá a recompensa pelo trabalho.
Quando digo que pensamos que Deus é mágico é porque ficamos, em muitas vezes, esperando o Sobrenatural acontecer... se algo vai acontecer no culto, Deus é que tem que fazer, eu não preciso jejuar, não preciso me santificar, não preciso me esforçar, pois a obra é Deus... hehehehe... Eu tenho que rir de uma coisa dessas.
Como eu dizia, duas palavras antecedem a ajuda de Deus... Esforça-te e trabalhe, só depois diz que o Senhor é conosco, isto é, Deus não vai fazer aquilo que cabe a nós fazermos, Deus faz a parte dele e nós fazemos a nossa...
E quando eu me coloco nessa posição em fazer minha parte, essas são as perguntas que Deus ministrou a mim e eu passo pra vocês.

As coisas na minha igreja não estão indo muito bem, mas...

1º - O que eu tenho feito para ajudar na igreja?
Essa é a pergunta mais básica que podemos nos fazer... Afinal, será que alguma área da igreja não precisa de uma assistência na qual eu posso ajudar?

2º - Eu me ofereço pra ajudar ou apenas critico?
Sem comentários... Porque é fácil falar, difícil é trabalhar, não são todos que estão dispostos a pagar um preço por um trabalho bem feito, e o pior, aqueles que mais reclamam são os que menos trabalham e mais atrapalham.

3º - Eu gostaria de ajudar?
Essa é chave de todas, mais do que nós nos oferecermos para ajudar ou fazer alguma coisa, é saber se a gente realmente quer ajudar ou se aparecer pra um líder, um pastor ou algo assim. Não apenas ajudar, mas fazer isso com amor, com dedicação, respeito, sem interesses própios, sabendo que aquilo que estamos fazendo esta indo direto ao Trono de Deus.

4º - Será que se eu ajudasse, algumas coisas poderiam melhorar?
Cada um tem um talento próprio, um dom dado por Deus, e temos que usa-los de forma correta, a igreja tem várias áreas e ministérios, e todos eles precisam de auxilio, com certeza você sabe fazer algo que pode ser bem aplicado na igreja.

5º - Sou ouvido quando coloco minhas sugestões?
Isso também é um detalhe sério, afinal, talvez nos colocamos para ajudar e damos nossas opiniões, mas não somos ouvidos, para isso eu tenho um só conselho...
Não desista, não se cale, continue insistindo, uma hora você vai ser ouvido, mas lógico, faça isso com sabedoria e discernimento dentro de uma direção de Deus!!! A bíblia nos fala de uma passagem em que um amigo procura outro tarde da noite para pedir alimento, pois recebeu visitas naquela hora, o outro amigo lhe fala que já é tarde e manda ele ir embora, mas de tanto ele insistir, o amigo levanta e atende seu pedido... Faça o mesmo, insista, seja perseverante!

6º - Será que as pessoas ao meu redor precisam da minha ajuda?
Agora não estou falando de ministérios ou algo assim, estou falando de pessoas, seres humanos, família, amigos, esposas, esposos, filhos... Porque é o seguinte, não acredito que uma pessoa possa estar de bem com sua igreja ou ministério se dentro de casa estiver tudo ruim, se com seus amigos for um enrolão, sinceramente não acredito mesmo. Por isso, se você quiser ser próspero naquilo que você for fazer, esteja bem alicerçado com sua família, é o básico de tudo isso.

7º - O que eu posso fazer para ajudar?
Procure seu líder, seu Pastor, eu tenho certeza que sua ajuda será bem-vinda e que isso fará muito bem pra você. Não espere as pessoas te chamarem, se ofereça antes, com isso as coisas com certeza melhorarão em seu ministério e igreja!

8º - As coisas parecem não ir bem, será que eu tenho alguma culpa nisso?
Se algo não está indo bem, talvez eu tenha uma parcela de culpa nisso sim. O simples fato de eu perceber isso e não fazer nada me torna cúmplice da situação. Se você sabe como resolver uma situação, fale com seu líder e exponha isso a ele, não no meio de muitas pessoas, mas chame-o para conversar em um lugar reservado, assim vocês poderão conversar melhor e encontrarem uma solução para isso.

9º - Estou dando valor nas coisas?
Esse é um desabafo... hehehehe to brincando... Vamos lá, experiências própias, pois afinal, só posso falar daquilo que eu vivi ou vivo ainda. Acampamento de Jovens, todos os anos temos em média 2 acampamentos, e quando fazemos em colégios ou alugamos uma chácara, fica tudo por nossa responsabilidade, isso é, desde o papel pra anotar os rascunhos até a limpeza do local, temos de correr atrás de alimento, inscrição, instrumentos, gincanas, dormitórios, limpeza... háááááááá... hehehehehe... E tudo isso pra gente conseguir fazer um evento mais barato para que todos possam ir, mas.... Sempre tem uma galera que reclama porque vai dormir no chão, ou então que é no colégio que ele estuda e que o banheiro é isso e etc. E isso às vezes magoa, pois batalhamos um monte e ainda vem criticas, e muitas dessas criticas são de pessoas que não ajudaram em nada.
Também tem o Culto de Jovens, na maioria das igrejas no sábado, algumas pessoas chegam por volta das 14:00 e só vai embora após as 22:00 que é quando termina a programação do sábado, e mesmo assim vemos alguns fazendo pouco caso desses cultos, é uma pena.
Comece a olhar em seu redor e ver o quanto as pessoas, seus lideres, trabalham para poder te proporcionar desde um culto até um acampamento, e dê valor nisso, afinal ele é uma pessoa escolhida por Deus para te abençoar!
Nosso próximo acampa será em um lugar próprio para isso, não precisaremos nos preocupar com nada e o pessoal está mais animado do que nos outros, porêm o valor é mais que o dobro que dos outros, mas... Se estiver bom para eles, está melhor ainda para nós! Hehehehe...

10º - Será que meus líderes precisam de minha ajuda?
Com certeza, o trabalho em uma igreja ou ministério é constante, desde a equipe de frente, aqueles que estarão em contato direto com as atividades até aqueles que não aparecem, mas são colunas em ministérios, estou falando dos intercessores, se você não conseguiu desenvolver nenhuma atividade física no seu ministério ou igreja, desenvolva essa atividade espiritual, a intercessão, ore pelos seus lideres, cubra a vida deles de oração, esteja na brecha por um evento, um culto, uma ministração, precisamos de intercessores sim e esse trabalho é coluna de qualquer ministério que quer ser usado por Deus!

Um abraço, fiquem com Jesus e até a próxima!

Elias Ribeiro.

3 comentários:

Unknown disse...

E desce PALAVRA Eliaaasss...

só que chicoteiaaaa...
Palavras cortantess...

Deus abençoe que penetre nos corações daqueles que precisam...

CONTINUA ASSIM MANOOOOO....

bjus!

Anônimo disse...

DEUS USA QUEM ELE QUER NA HORA Q ELE QUER
AMEI SO Q AS VEZES PEDIMOS PARA AJUDAR E MUITOS DIZEM NAO PRECISAM E AI FAZER O Q FICAR NO BANCO
OU PARTIR PAR OUTRA
EU AMO AJUDAR A OBRA TENHO PRAZER EM FAZER
AMEI ESTA PALAVRA VIU
Q JESUS CONTINUE TE ABENÇOANDO
ABRAÇOSSSSSSSS

Anônimo disse...

amigo sou eu angela q jesus te abençoeeeee ricamente,,,,,,,,,,,,,
continue assim esta bençao.........
Deus vai t usar grandemente
vai ser chamado pai de multidoesssssss