sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Pedro caminha sobre as águas.




Mateus 14: 29 - E Ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.
Mateus 14: 22 – 33.

Quando lemos esse texto parece que nos passa uma cena de um filme do que aconteceu naquele momento. Podemos ver os discípulos em um barco à deriva, já de madrugada, sem saber o que era pra fazer e muito menos para onde iam, e pra piorar, com ventos fortes e mar agitado (v.30).
De repente naquele estado de insegurança, o que eles vêem? Simplesmente um homem andando por sobre o mar. Já estavam inseguros, com medo e de repente visualizam uma cena daquela... Qual a primeira reação? Os gritos de que era um Fantasma.
Naquela agitação toda Jesus logo lhes fala que era Ele e que não era para eles ficarem com medo. Pedro quando vê que era Jesus lhe fala que se realmente era o Senhor, que também o fizesse andar por cima das águas para encontrá-lo. Depois a história continua como todos nós já conhecemos.
Quero focar os versículos 28 ao 31 primeiramente, Pedro representa nessa passagem muitos de nós, pois queremos ter uma experiência com Deus e até começamos, mas com a caminhada começamos a afundar.
O interessante é que Pedro ao ver Jesus fala: - Senhor, se és tu mesmo, manda –me ir ter contigo por cima das águas. Pedro não duvidava que fosse Jesus, pois ele estava o vendo, mas Pedro pergunta se era o Senhor, Pedro buscava uma confirmação de realmente Jesus ser o Senhor. Na nossa vida passamos por momentos que às vezes ficamos confirmando se realmente Jesus é Senhor nas circunstancias, acontece um problema, uma dificuldade, uma situação que nos incomoda e ficamos buscando uma confirmação de que Jesus seja o Senhor de todas as coisas para poder resolvê-las.
Temos que entender que Pedro, quando recebe uma resposta positiva de Jesus, ele não pensa duas vezes, na mesma hora pula do barco e começa a ir ao encontro de uma experiência sobrenatural na vida dele. Ele não estava testando Jesus, ele foi o único no barco a ter essa reação de fé, que o levou a ter essa experiência maravilhosa. Temos que ter essa ousadia de Pedro e não ficar procurando explicações cientificas para as coisas de Deus, Pedro acreditou que era Jesus quem o chamava, e ele foi de encontro a Ele.
Quantas oportunidades já perdemos de ter uma experiência sobrenatural com Deus porque ficamos com medo da reação dos outros, Pedro não se preocupou com isso; quantas vezes Jesus estava querendo se manifestar nos nossos cultos e nós não deixamos por um simples motivo, eram nossos cultos... Sabem, tenho pedido a Deus para me levar a uma dimensão espiritual totalmente fora daquilo que eu já experimentei até hoje, não estou preocupado se os outros não vão se colocar do mesmo modo, o que eu quero mesmo é andar por cima das águas.
Pedro então começa a caminhar ao encontro de Jesus, creio que naquela hora veio sobre aquele barco um arrependimento dos outros discípulos por não terem também feito a mesma proposta para Jesus, mas mesmo assim eles se alegram. Quando o Espírito Santo vem sobre as nossas igrejas, sobre as nossas vidas, sobre o louvor, sobre as ministrações, vemos que muitos até tinham vontade de se lançar no Rio de Deus, mas não tem coragem ou se preocupam com os terceiros, mas mesmo assim ficam alegres de ver o manifestar de Deus, isso me leva a crer que muitos verão a Glória de Deus, mas muitos outros experimentarão da Glória de Deus, não serão expectadores, serão parte do Sobrenatural de Deus que estará sendo derramado sobre as Nações, em qual grupo você vai querer estar?
E Pedro tendo essa oportunidade que ficaria registrado para sempre na história da humanidade começa a caminhar, mas a bíblia nos fala que Pedro ao sentir o vento forte começa a ter medo, e com isso, começa a afundar. Mas porque isso aconteceu? Jesus não estava olhando para Pedro? Jesus não estava no mesmo lugar? Porque acontecia isso? Aconteceu isso na hora que Pedro tirou os seus olhos de Deus e começou a olhar as circunstâncias. Você já teve alguma experiência de Deus te pedir pra fazer algo e você olhar para aquilo que Ele pediu e não fazer, pois afinal, parecia loucura? Eu já, e me arrependi muito por não ter feito. Mas você também já teve alguma experiência de Deus te pedir pra você fazer algo, e você mesmo sabendo que isso era meio estranho, foi lá e fez, e depois viu a Glória de Deus sendo derramada sobre aquela situação? Eu já, e isso é tremendo!
Quando acreditamos e cremos que o Senhor esta no comando, simplesmente nos lançamos nos Seus planos e nos entregamos as Suas vontades, mas quando começamos a olhar ao nosso redor e começamos a pensar que aquilo que estamos fazendo é loucura e que não vai dar certo, tiramos os nossos olhos, tiramos a nossa confiança em Deus, e começamos a afundar e paramos de andar no Sobrenatural de Deus.
Mas o Pedro que estava afundando é o mesmo que na sua angústia clamou ao Senhor (v.30), e nos ensina que só Jesus pode nos ajudar nos momentos em que as nossas forças foram embora, que só Jesus pode nos tirar da lama a qual nós afundamos e nos coloca de volta em um lugar seco e seguro.
Jesus, vendo que Pedro clamava pela sua ajuda, estende a sua mão, segura a Pedro e algo que não prestamos atenção acontece, que é tremendo... Pedro já havia caminhado uma certa distancia sobre as águas, e só depois começou a afundar, no versículo 31 diz: e quando subiram para o barco, acalmou o vento; isso é, Jesus por um certo tempo carregou a Pedro nas suas mãos, a mesma distancia que Pedro percorreu sozinho, Jesus percorreu com ele de volta para o barco, isso é tremendo. Os ventos não cessaram, as ondas não amenizaram a sua força, mas Pedro já se sentia seguro, pois Jesus estava junto com ele naquele momento, não importava mais as circunstâncias, não importavam mais os problemas, Jesus estava com ele, e era isso que fazia toda a diferença. Está passando por lutas? Esta sentindo que esta afundando em alguma área de sua vida? Clame a Jesus, ele irá te socorrer e caminhará segurando em suas mãos!
Mas afinal, por qual motivo as ondas e o mau tempo não cessaram quando Jesus segurou a Pedro, poderia tudo se acalmar ali, afinal, Jesus já tinha tomado a frente do problema...??? Podemos nos perguntar o porquê de algumas situações ainda não terem sido resolvidas em nossas vidas, já buscamos ao Senhor, entregamos a nossas vidas nas mãos d’Ele e mesmo assim as coisas ainda não se resolveram?
A tempestade só acalmou depois que Jesus entrou no barco com Pedro, Jesus não iria solta-lo de volta ao mar, pois conhecia a Pedro, e outra coisa, era preciso que o propósito de Deus fosse concretizado, não só na vida de Pedro, mas também dos outros discípulos que estavam no barco, no versículo 32 e 33 diz que só depois que Jesus entrou no barco com Pedro e que o tempo se acalmou, os discípulos o adoraram e disseram: És verdadeiramente o Filho de Deus.
Essa situação só vai ser resolvida depois que os propósitos de Deus forem concretizados na sua vida e na vida daqueles a quem Deus quer transformar!
Não se importe com as circunstâncias, se importe em buscar a Presença do Senhor, confia n’Ele e o mais, Ele tudo fará.

Elias Ribeiro.

6 comentários:

Gideone Nascimento de Oliveira disse...

Paz do Senhor irmão. Gostei do artigo. Que Deus continue te usando para a glorificação do nome dEle. Um abraço e fique com Deus. Pr.Gideone

Unknown disse...

OI
QUERO LER DEPOIS AGORA TA APERTADO AKI

Unknown disse...

Oi Elias...
Blogueiro agora intão????
huashuashaus...

Que Deus continue te abençoando e q esse blog seja uma forma de conquistar corações e vidas para Cristo!!! Fica com Deus!
bjO Da Mary!

Anônimo disse...

A graça e a paz do Senhor meu irmão... Não te conheço, mas Deus através de seu artigo falou cmg... E pulde endender o pq q muitas vezes passamos por dificuldades e q até podem ser muitas, mas Deus está conosco em todas elas. E quen não devemos ficar nos perguntando o pq.
Que Deus continue te abençoando grandemente meu Irmão, q a graça e a paz do Senhor esteje em sua vida.

;*

Jonathan de Araujo disse...

A Paz amado!!!
Meu nome é Jonathan e eu sou um servo da casa do Pai!!!
Agredeço a Deus por sua vida irmão e por vc ter postado este artigo!!Estava procurando e meditando no Senhor para receber confirmação de Palavra!!! Achei isso em seu artigo!!
Tenho certeza de que jovens, que irão escutar esta palavra na pregação de sabado que farei, serão impactados como eu fui!!!
Que Deus te abençõe e continui te dando graça e sabedoria!!!

Ary disse...

Olá, sou apenas uma adolescente de 17 anos... E gostaria de deixar que amei otexto que realmente quando paramos para pensar no que as pessoas irão pensar temos medo, mas se formos focar em Cristo vemos a glória dEle sendo derramada em nossas vidas. Qie Deus continue te abençoando!!!!